Vida é movimento

Gosto muito de ler a vida. Cada ser que habita o planeta é um escritor em potencial. E para escrever o livro da vida não precisa ser letrado, nem sequer alfabetizado, não precisa nem querer. Tem livros de poucas páginas, outros que são verdadeiras enciclopédias, mas ninguém passa por esta vida sem assinar o livro de presença na grande ata que tudo registra.


​​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

LEIA MAIS


Estava buscando um tema para esta reflexão semanal quando recebi uma mensagem de alguém desejando um bom dia. O texto não tinha mais do que três palavras, mas o que me encantou foi a imagem. Em primeiro plano orquídeas, num tronco já desgastado pelo tempo, a vida com todo seu colorido e esplendor, no colo de uma árvore quase no ocaso de sua existência. Em seguida, um gramado verdejante, um rio de águas mansas, espécie de fronteira entre diferentes formas de vida, e de fundo uma sequência de montanhas, como degraus do tempo, dando a impressão de quererem ouvir o que as nuvens estavam querendo dizer.


Senti a beleza da vida nas orquídeas despontando e apontando planos que se desdobram até o infinito. Nem sempre a vida é só a euforia da primeira impressão. Às vezes, ficamos presos apenas ao belo, ao que proporciona uma satisfação momentânea. Vida, porém, é movimento, e por isso precisamos encarar o grande desafio de seguir em frente, acumulando saberes sem aumentar o peso da carga. Conhecimento não pesa, o que pesa é o apego ao que é material, e, portanto, passageiro.

 
Existem montanhas e pedras pela frente, a escalada pode cansar, machucar, causar muitos tombos, dores e sofrimentos. Importante é não se preocupar com a longa estrada que existe para percorrer, mas todo o caminho que já ficou para trás. Cada instante será um recomeço, uma oportunidade para chegar, entre orquídeas e montanhas, ao nosso verdadeiro destino. Agora e depois.


Ministro da Educação: vinda confirmada, mas ainda sem data definida

O ministro da Educação, Camilo Santana (foto), confirmou sua vinda a Santa Maria para a posse da professora Nídia Heringer, como reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR). O período cogitado é entre 28 de abril a 5 de maio, sendo mais provável o dia 29. O local da posse também ainda não está definido, podendo ser no Itaimbé Pálace Hotel ou no Park Hotel Morotin.

Nova sede
Quanto ao processo de adjudicação do imóvel pertencente à Ulbra, em Boca do Monte, para o IFFar, está em fase final. Dia 25 de março foi realizada reunião com a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) de Porto Alegre, onde os trâmites jurídicos estão ganhando andamentos necessários até sua formalização definitiva. A expectativa, embora ainda não confirmada oficialmente, é que o ministro faça o anúncio da nova sede durante sua visita à cidade.


Pedro Ortaça

A cerimônia de outorga do título de “Doutor Honoris Causa” ao cantor Pedro Ortaça, na próxima quinta-feira, dia 10, às 16h, deverá levar grande público ao Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria.

 
Além dos proponentes, Oscar Daniel Morales, professor doutor do Departamento de Música da UFSM, Fabiano Vedooto Ferreira, professor mestre em Geografia pela UFSM e músico da família Ortaça e Giancarlo Rieger, professor Doutor Honoris Causa de Medicina Veterinária da Faculdade Marechal Rondon, também foi muito importante a acolhida da proposta pelo professor Gil Negreiros, diretor do Centro de Artes e Letras da UFSM, mineiro e hoje identificado com a história e a música do Rio Grande.

 
A homenagem da Academia a Pedro Ortaça é um reconhecimento à arte, à cultura e à bravura de um povo que soube defender seus princípios lutando a ponta de lança e a pata de cavalo, e preservá-los nos versos e nas vozes de seus poetas e cancioneiros.


Emendas transparentes
A necessidade de transparência na atividade pública é cada vez mais necessária. Louvável o painel promovido pelo Tribunal de Contas do Estado-TCE-RS), em seu portal na aba cidadão, Espaço Controle Social, permitindo o acompanhamento das emendas parlamentares conhecidas popularmente como “Emendas Pix”, destinadas pelo Governo Federal aos municípios e ao Estado do Rio Grande do Sul. O painel possibilita o acompanhamento detalhado das emendas fornecendo dados completos e acessíveis ao cidadão, órgãos de controle e imprensa. Se cada um cumprir seu papel, o dinheiro público poderá ser melhor fiscalizado e melhor aplicado.


Antecipação esperada
Embora prevista, e muito esperada, a antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º salário de Aposentados e Pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), não chegou como grande novidade. Este ano, como já foi amplamente noticiado, o pagamento será feito em abril e maio. Segundo informações do sitegov.br/inss, o instituto paga em torno de 34,2 milhões de aposentados e pensionistas. Uma considerável injeção de recursos na economia brasileira.


Entre desistências e surpresas
Depois da desistência de Gusttavo Lima de concorrer à presidência da República, a pergunta é: a pré-candidatura do influenciador Felipe Neto veio para ficar ou será mais uma estratégia de marketing, como muitos afirmam? Pelas referência à obra, poderá ao menos levar muita gente a ler o célebre livro “1984”, do escritor britânico George Orwell, que trata de um “futuro distópico totalitarista”, em que as informações são controladas e distorcidas por intermédio do “Ministério da Verdade”. Como novas declarações estão sendo feitas a todo momento, tudo é possível... até mesmo o que pode parecer impossível.


A vida continua, nesta e em outras dimensões!

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Vicente Paulo Bisogno

POR

Vicente Paulo Bisogno

Vida é movimento Anterior

Vida é movimento

A vida é como uma câmera Próximo

A vida é como uma câmera

00:00
00:00